Tocalino

indique share   share   share   share   share   share   share   share   share   share   share   share  

www.deolhonabolsa.com

Sardinhas, Tubarões e Elucubrações...
(Pensiero Non Paga Gabella!)

Sebastião Buck Tocalino, 09 de junho de 2018

 

Só algumas elucubrações, afinal, divagar não paga imposto! Ainda...

Deu na Bloomberg ontem, 8/6/2018: Mercados emergentes pedem socorro ao FED!

Um americano respondeu que o FED não tem responsabilidade sobre outros países.

Não é tão simples assim. Ao finalzinho da Segunda Guerra Mundial, em 1944, a conferência internacional de Bretton Woods (saiba mais) concedeu ao dólar o estatuto de moeda reserva internacional. Um monopólio para o FED. Ora, grandes poderes requerem grande responsabilidade!

Mas a política egocêntrica lá nos EUA já está escancarada mesmo, resume-se no lema "America first!", que muitos rednecks entendem como "America only! F*ck the rest!". Foi essa bravata que rendeu ao chatésimo pato Donald Trump seu atual vaso sanitário privativo na Casa Branca... E o animal de plumagem vem provocando todo mundo, principalmente os países historicamente aliados aos EUA... É aquilo que eu já disse e escrevi: para o sistema financeiro dos EUA, chutar esse balde agora, em vez de dar mais tempo e oportunidades para outros países repensarem essa questão da moeda reserva internacional e alternativas de pagamento no comércio de commodities, só vai valorizar ainda mais a base monetária dos EUA, a qual foi turbinada por pás e pás de quantitative easings entre 2008 e 2014. O FED criou mais 4 dólares para cada 1 dólar já existente na base monetária de 2008. Faça as contas: 5 vezes mais dólares e cada um deles valendo mais do que valia antigamente... Excelente negócio esse de imprimir ('do nada') a moeda de reserva internacional! Principalmente quando se tem o monopólio disso, afinal, fora o FED, quem quiser fazer a mesma mágica de tirar dólares de uma cartola é logo condenado por falsificar dólares...

Ironia?... É o que se vê abaixo:

Mas o Banco Central do Brasil deve estar "se achando"... Esta semana bateu o pé, como se pudesse, e declarou que tem muita bala na agulha para reprimir a valorização exagerada (?) do dólar perante o real. A preocupação é grande, pois o câmbio disparado desestabiliza a economia e pressiona as empresas brasileiras que se endividaram em dólares (cuja dívida fugiria de controle). Mas com juros negativos (nominais e reais) em vários países, o carry trade, aquele negócio de tomar emprestado de graça num país para investir em outro, comeu solto durante anos e inflacionou muitos ativos no mundo todo! A instabilidade cambial, os juros americanos subindo desde dezembro de 2015 e o dólar se valorizando só contribuem para uma reavaliação, realização de lucros e retirada do investidor estrangeiro dos mercados emergentes, principalmente dos países que se mostraram tão relapsos na própria administração econômica (Argentina, Turquia, Angola, Brasil...).

O Banco Central brasileiro estava mordido, pois, se não me engano, até quinta feira, o R$ real brasileiro era uma das 6 moedas internacionais que mais se desvalorizaram no mundo em 2018! O Ilan Goldfajn do Itaú, perdão, do BC (ah, é tudo a mesma coisa), bateu no peito e peitou mesmo. Coisa de gorila macho alpha! E prometeu desestimular a sangria com todas as suas armas: bala de prata, muito alho e estaca de madeira! Os estrangeiros devem estar lambendo os beiços... Só ontem, o nosso poderoso BC chegou a promover uma liquidação nos preços da moeda queridinha que superou os 5% de desconto! Liquidação no shopping! Estrangeiros querendo sair do país e, para isso, precisando dos dólares, deveriam agradecer ao Ilan por tamanha camaradagem e solidariedade! Afinal, quem não gostaria de comprar uma passagem para fora do Brasil mais barata e subsidiada pela equipe do Banco Central?

Pois é, o mercado financeiro mundial não é aquário de peixinhos ornamentais, não! É um ecossistema de águas salgadas, correntes traiçoeiras, sardinhas e tubarões. Fora dessas águas, o que vai ficar daqui a alguns anos, será o odor fétido de peixe estragado em nossas praças... Mas isso não é problema deles, que têm o monopólio da moeda reserva internacional: já imprimiram muita e podem sempre imprimir mais!

  Alguém aí quer comprar sardinha?

 

Copyright © Sebastião Buck Tocalino

www.deolhonabolsa.com

português  confira outros textos
English  more reading material


indique share   share   share   share   share   share   share   share   share   share   share   share  

A bolsa estimula a cidadania!

Compartilhe este texto por email ou pelo LinkedIn, Twitter, Facebook, Google+ e outras redes.

ATENÇÃO: Quaisquer opiniões expressas pelo autor são naturalmente subjetivas e sujeitas a polêmica.
Esta não é uma recomendação de investimento! Os dados visualizados aqui procedem de outras fontes, a princípio fidedignas, de boa reputação e acessíveis ao mercado.
De Olho Na Bolsa não faz indicações de compra ou venda, ou de negócios de qualquer espécie, e não está autorizada a atuar como consultoria de valores mobiliários. Não nos responsabilizamos por decisões tomadas com base nas informações aqui reunidas.
INVESTIMENTOS EM AÇÕES ENVOLVEM RISCOS! Para sua maior segurança, procure sua corretora. Ela poderá ajudá-lo a avaliar riscos e oportunidades em negócios com valores mobiliários.