LAD                                                

LAD, ou Linha de Avanços e Declínios, é o estudo gráfico acumulativo formado pelo número de papéis da carteira teórica do índice negociados em alta no dia menos a quantidade dos papéis negociados em baixa, o resultado obtido diariamente é somado ao valor acumulado até a véspera.

Como interpretar a LAD:

O gráfico plotado pela LAD pode ser acompanhado comparativamente ao gráfico de desempenho do índice em questão. Uma divergência pronunciada mostrando o índice ainda subindo enquanto a LAD vem caindo devido a um número cada vez maior de ações se desvalorizando, sugere uma possível mudança na tendência: os “generais” (empresas de maior peso no índice) insistem avançando, mas as “tropas” já começaram a recuar. Ou vice-versa: quando uma quantidade crescente de empresas começam a se valorizar, mas o índice ainda está caindo, uma alta pode estar prestes a acontecer.

Nossa sugestão:

Uma outra forma útil de observar a LAD é comparar um índice mais amplo do mercado, como o Índice Brasil 100 (IBrX), contra a LAD de um índice mais defensivo, como o Índice das empresas de Energia Elétrica (IEE). Se a LAD das empresas mais defensivas está indicando uma maior compra enquanto a LAD do índice mais amplo do mercado vem mostrando mais vendas, então o cenário realmente sugere maior cautela e uma postura mais defensiva nos investimentos.
            * consulte as carteiras teóricas do Índice Brasil 100 - IBrX e do Índice de Energia Elétrica - IEE